domingo, 27 de março de 2011

Cores do tempo

Uma coisa que costumo fazer quando viajo é coletar elementos culturais dos lugares onde passo e
 compara-los com aquilo que conheço. Não sei se posso chamar isso de pesquisa, pelo menos para mim me engrandece muito.
Um caso desses foi em uma viagem que fiz ao Peru, por conta da nossa vontade (minha e da Cris) de
conhecer Machu Pichu e fazer a chamada trilha Inca. Bueno dentre tantas coisas bagualas que vi por la uma me deu uma lição "inolvidavel" (ehehehe) um dos passeios que fizemos levava até uma vila pequena chamada Chincheros. Com forte tradição em tecelagem e tingimento, alias como todo o Peru, que até hoje e possivel se ouvir Quechua nas ruas de onde vem muitas da palavras que usamos até hoje como Mate, pampa, Poncho, etc . Mas voltando ao assunto, o ponto alto do passeio era a visita  a um local onda as mulheres trabalhavam a lã das lhamas e guanacos na forma tradional inclusive tingindo
nas mais diferentes cores possiveis.
Pra quem quiser saber tudo isso no detalhes recomendo a materia abaixo que ta bem detalhada:
Mas a parte importante para mim disto tudo foi que numa olhada rapida contei uma duzia de cores de verde limão a preto.
Mas a beleza da coisa e como elas extraem essas cores, uma tecnica que deve ter pelo menos uns 2 mil anos.
Bueno voltando ao nosso mundo e ligando alguma pecinhas fica facil imaginar de onde vem nosso palas e algumas coisas que temos por influencia destes povos ancestrais. Basta dizer que a erva mate era uma das 300 plantas sagradas para os incas. Mas ai me vem uma dúvida, que o MTG não permite o uso de certas cores de indumentaria com a  Explicação de que em tal epoca não havia estas cores de lenco e camisa e cousa e tal. Talvez nao na europa,  mas aqui na sulamerica ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário