terça-feira, 1 de março de 2011

Romance das plumas verdes

Em um viagem recente que fiz a Argentina, botei em pratica um desejo que a muito tempo trazia, conhecer Horácio Guarani e quem sabe tirar uma foto com ele e ate que sabe beber um vinho.
Para mim, um dos patrimónios da cultura verdadeiramente representativa gaúcha e sul americana, autor e cantor de tantas obras que admiro como la vijerita, si se calla el cantor, chacarera del triste, cabalo que no galopa, romance das plumas verdes e tantas outras que escuto desde guri na voz de noel gaurany, chachaleros, mercedes sosa, chaqueno palavecino. Bem não preciso dar o currículo do homem, em especial fui motivado por uma musica que por acaso não e dele mas ganhou meu coração na sua interpretação - Milonga del peon del campo do mestre maior Dom Ata. Mas no táxi vinha eu imaginando como seria Lujan, uma cidade pequena que fica a 120 Km de Buenos Aires de onde viemos de ónibus, como seria o lugar que este homem escolheu para fazer sua morada. Queria de fato conhecer sua querencia. Bem chegamos na frente do restaurante, que graças a internet, descobri que pertencia a ele e que na minha vaga esperança poderia encontra-lo por la. Bueno, chegamos no local e o taxista, muito simpatico me mostrou o local e disse que o homem morava mesmo numa quinta uns poucos metros atraz do restaurante e como diz na musica encontrei um "valete" na frente do estabelecimento nem tanto disfracado, mas que com a cordialidade costumeira do povo do interior da Argentina me explicou Don Horácio não estava em casa que havia saido naquela manha para uma apresentação no Festival de Baradero que estava ocorrendo naquele fim de semana. Apesar da minha frustração, resolvi almoçar ali com minha esposa e minha mãe, pois já passava das 2 horas e depois iríamos conhecer a cidade e a famosa Basílica de Lujan, a maior da Argentina, que confesso não me impressionar pela questão religiosa mas pela belisima arquitetura do lugar. Uma das "estorias" que fiquei sabendo sobre a famosa Virgem de Lujam que ela era na verdade uma imagem trazida do Brasil por um tal de "negrito Manuel" la por 1800 e pouco e que todos os anos existe um prossição na qual as pessoas vão a pé de Buenos aires a Lujam. No fim das contas valeu, como mostra a foto acima comer o melhor "vacio" da minha vida, conhecer o "Plumas verdes"onde fui muito bem atendido e de quebra beber um vinho de Don Horácio, como ele mesmo já deve ter feito muitas e muitas vezes.
Um forte abraço a todos

Um comentário:

  1. Nossa, aquela carne estava deliciosa! Ela e zoo já fizeram valer a viagem de ônibus!
    bjos,
    Cris

    ResponderExcluir